Temos DUAS situações: ou você tem um Vernissage (Evento de Abertura de Exposição de Arte) para ir como convidado ou você é o Artista do Evento. Em ambas as ocasiões podem surgir dúvidas em relação à roupa: “o que usar num Vernissage”?? Relax, eu vou te ajudar!

Confesso que nunca fui muito ligada à moda. Depois de muitos anos entendi que cada pessoa tem o seu Estilo próprio e o mais correto é sempre se sentir bem com a roupa que escolheu. Não adianta ir a um evento sem se sentir “você”. De um modo geral, Vernissages são eventos de Esporte Fino (o que torna tudo até mais fácil, já que são muitas as opções… não é “largado” nem “chique demais”). Sendo assim, é bom prezar por uma apresentação agradável, mais social, mas sem grandes exibições – já que ninguém quer chamar mais atenção que as artes, não é mesmo?

UMA DICA VALIOSA: num Vernissage, geralmente tiramos fotos ao lado das Obras. Para não correr o risco de ter uma foto sem harmonia, é melhor usar cores NEUTRAS e tons mais lisos (sem estampas), assim o quadro se destaca na foto e você não interfere no contexto geral da imagem. Eu, Lari Namaste, costumo usar preto/branco ou algum tom de marrom – dificilmente estarei toda colorida numa abertura de Exposição. Já foram mais de 30 e sigo este padrão sem medo de errar, funciona para mim.

Nessa foto, eu estava na Bienal em Helsinki, na Finlândia, com uma espécie de terno preto em algodão (da Susan Loeff Brand), mas estava descalça. Andar descalça acabou uma marca minha, eu gosto, me sinto bem e tenho dificuldade em me sentir confortável em salto alto. Como dizem, “cada artista com sua mania”. 

No fim das contas: não esqueça de ser você mesmo no Evento e vestir aquilo que te faz bem. Na dúvida, coloca um terninho que é sucesso garantido! No mais, tenha a liberdade de escolha. Aproveite sua taça de vinho/champagne e tenha ótimas conversas sobre Arte e Expressão.

Vai fazer uma performance e pintar ao vivo na abertura? Neste caso, está autorizado colocar sua roupa de pintura ou aquele avental repleto de marcas de tinta, nessas horas ninguém quer manchar a roupa nova, né?!

Aproveite seu Evento! Sorria, será sua melhor produção!

Com carinho,

Lari Namaste.