Antes de tudo, o que é a Tinta PVA?

É um tipo de tinta látex que se encontra com facilidade para pintura de artesanatos em geral. O nome PVA vem da própria substância utilizada na fabricação da tinta (o Acetato de Polivinila). É uma tinta solúvel em água com menor brilho e menor impermeabilidade e foi desenvolvida para pintura de superfícies como MDF, papéis, cartolina, plástico, cerâmica, cortiça, isopor, madeira ou gesso.

Mas então, se pode usar para artesanato, pode usar para pintar telas também, né? 

Sim, pode, MAAAAASSS tem algumas desvantagens no caminho!

A tinta PVA é diferente da tinta acrílica profissional para pintura em tela, são composições químicas distintas de material – embora ambas sejam solúveis em água. Você até “pode” pintar com tinta PVA sobre uma tela de pintura, mas o resultado (principalmente a longo prazo) será uma arte que pode carecer de qualidade técnica. Ao longo do tempo, a tinta PVA pode sofrer interferências com umidade (pode até sumir) e perder o aspecto vivo da cor. Ela não tem alta durabilidade ou permanência, como a tinta acrílica.

A Tinta látex PVA até tem uma boa cobertura, mas imagina uma técnica em que você precisa de tintas transparentes ou nuances diferentes: talvez a PVA te deixe na mão neste quesito.

DICA: Entenda QUAL O SEU ESTILO NA PINTURA, para então definir qual o MELHOR MATERIAL para o SEU caso. A tinta PVA pode ser boa ou ruim para você, depende do seu propósito.

Caso você pinte atualmente com tintas PVA em tela e goste do resultado ou não consiga investir no momento em outras tintas, tudo bem, apenas entenda que os seus quadros podem ter baixa durabilidade de aspecto estético completo e que isso pode, eventualmente, atrapalhar na construção da sua carreira artística. Se possível, invista em você e nos seus quadros com tintas que possam agregar qualidade e valor no seu trabalho. Além disso, para aprender a misturar cores, alcançar nuances e tons que você precisa e aprender na prática teoria das cores para pintura você depende das cores primárias. Geralmente, as tintas PVA já vêm misturadas, com conservantes, aditivos, outros elementos químicos que prejudicam seu estudo das cores.

Meu conselho é: se você pretende VENDER suas telas ou se tornar Profissional da área de Artes Plásticas, procure não usar tinta PVA, use a Tinta Acrílica, preferencialmente profissional (feita para pintura em tela). A diferença de qualidade é enorme! Faça o teste. É melhor deixar a Tinta PVA para ser utilizada para o propósito pela qual ela nasceu: pinturas de materiais para artesanato.

Quer aprender tudo sobre tinta acrílica, do zero, e pintar lindos quadros? Vem para a Lari Namaste Art Academy!

Clique AQUI e saiba mais sobre o Curso “Acrílica Express”.

(Lari Namaste é Artista Plástica Profissional, empreendedora da Lari Namaste Art Gallery e professora de desenho/pintura na Lari Namaste Art Academy. Seus conhecimentos têm ajudado centenas de alunos e alunas a alcançarem seus objetivos com suas respectivas artes).