Em Julho de 2018 foi publicada uma matéria no famoso “The New York Times” com o seguinte título: “Esqueça um carro esportivo. Criatividade é a nova cura para a crise da meia-idade. – Quem precisa de uma Ferrari quando você pode pegar um pincel de pintura?” (Forget a Fast Car. Creativity Is the New Midlife Crisis Cure. – Who needs a Ferrari when you can pick up a paintbrush? – 2018).

Calma, continue lendo, claro que não é tão simples assim. Ou talvez seja…

O artigo, escrito por Laura Holson, fez sucesso e quebrou barreiras. Diz mais ou menos o seguinte:

Que na era atual de tanto “mindfulness” e atenções voltadas a buscar uma vida SIGNIFICATIVA,  existe um novo antídoto para curar a calmaria da meia-idade: a criatividade. “Aulas de criatividade e seminários para aqueles em seus 40 e 50 anos estão prosperando. Assim são os livros dedicados a criar um plano de vida significativo antes da aposentadoria”.

Especialistas avaliam hoje o que acontece no movimento de criação: seja algo do tipo “faça você mesmo”, seja experimentar a criatividade como uma saída para combater a ansiedade e a depressão ou ainda REFORÇAR UMA CARREIRA ou SE REINVENTAR. Criatividade é poderosa, envolve energia pulsante = a energia da criação e isso mexe com a gente.

Acabou que a criatividade apareceu como eficiente solução para a tal da crise da meia idade (venho dizendo que pecamos ao abandonar a “criança-criativa” dentro de nós quando nos tornamos adultos…). Nem irei adentrar ao detalhe que a criatividade está intimamente relacionada e anda junto a um caminho espiritual de cada um. INCLUSIVE, o livro “O Caminho do Artista: Um Caminho Espiritual para a Criatividade” (“The Artist’s Way: a Spiritual Path to Creativity”) vendeu mais de quatro milhões de cópias desde que foi publicado. Hoje a busca por cursos e workshops neste sentido aumentou significativamente mundo afora.

Nunca é tarde para aprender algo NOVO e aperfeiçoar a tragetória.

Lembrando que a vida não precisa ser tão chata. Há mais que o dia a dia comum na nossa existência e precisamos saber explorar isso. Olhar para dentro, para as paixões, é um dos caminhos.

Isso não significa que você precisa se matricular no primeiro curso de pintura que apareça na sua frente – até porque criatividade é muito mais amplo do que isso… Significa, porém, que é tão importante ativar seu lado criativo (e há várias formas de fazer isso) que considera-se prevenção de doenças, ajuda na sua disposição, ativa sua energia, torna você mais interessante e vivo, adaptável, confiante e por aí vai. A criatividade está em alta. Esteja em alta também e não se deixe levar por uma crise mental.

Por Lari Namaste – Artista Plástica Contemporânea