Após anos de experiência com desenhos e sketches, percebi que para desenhar um rosto e ter um resultado minimamente satisfatório são necessárias algumas características na execução. Elas estão, felizmente, elencadas aqui abaixo para você mudar agora mesmo sua experiência com seus desenhos! Veja quais são:

 

  1. INICIE COM A FORMA MAIS BÁSICA POSSÍVEL QUE REPRESENTE O VOLUME DO ROSTO A SER DESENHADO: provavelmente, será uma forma oval, mas aqui se esconde um erro comum: se o rosto está de perfil, essa forma MUDA DRASTICAMENTE. Quando olhar para sua imagem de referência, tente perceber se o VOLUME DA FORMA que engloba toda a cabeça é oval mesmo…. pois, muitas vezes, essa estrutura começa com um quadrado ou um círculo bem mais redondo. Resumindo: da próxima vez, ANTES DE TUDO, veja qual formato é este e desenhe esse formato no papel, SEM MEDO.
  2. JAMAIS SE ESQUEÇA QUE OS OLHOS FICAM NA METADE DE UMA CABEÇA. O erro mais comum é desenhar a linha dos olhos ACIMA disso, o que condena seu desenho desde o início. Quando olhar para uma pessoa à sua frente, perceba como os olhos ficam exatamente na metade…
  3. MENOS É MAIS no sombreamento (por incrível que pareça). Escureça BEM as partes de sombra e deixe SEM SOMBREAMENTO as partes de maior luz, assim você gera um contraste interessante. Ao longo do tempo percebi o quanto os alunos têm medo de escurecer um desenho ao sombrear (deixando a parte da sombra tênue demais, com um cinza não tão significativo). Escurecer é importante e vai evitar que seu desenho fique “sem graça” ou sem variação tonal alta. Perca o medo de sombreamento e tenha um resultado mais tridimensional na sua arte. O desenho ficará com uma perspectiva melhor, acredite em mim.

Quer ser meu Aluno(a) na Art Academy? Vem para o Curso de Desenho “Aprenda a Criar – Ativação da Mão e do Cérebro para o Desenho” – as Matrículas estão abertas e você pode começar do zero até o seu desenho ficar profissional. Clique aqui e saiba mais sobre o meu Curso que já transformou o desenho de centenas de alunos espalhados pelo globo:

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE DESENHO