No cruzamento entre as ruas Natal e Visconde de Guarapuava, no bairro Cancelli de Cascavel (PR), foi inaugurada em 26 de novembro de 2019 uma galeria de arte a céu aberto, com 4 murais de 3m x 3m cada, criados pela artista cascavelense Lari Namaste. Como em uma galeria tradicional, as obras estão emolduradas e iluminadas, para chamar a atenção de quem passa pelo local.

O muro, com mais de 20 metros de comprimento, delimita o canteiro de obras de um edifício residencial. A obra deve demorar cerca de 4 anos para ser concluída, e durante este período, o local servirá para expor obras de arte.

A iniciativa foi da construtora responsável e da equipe de comunicação, que acreditam que atitudes de boa vizinhança devem começar antes mesmo de o edifício estar pronto.

O objetivo da “Galleria Giardino” é deixar o bairro mais bonito e tornar a arte acessível para as pessoas. Além disto, os murais foram criados para serem “instagramáveis”, ou seja, gerarem belas fotos para serem publicadas na rede social. Essa é uma tendência já muito comum em bairros com viés artístico de grandes cidades do Brasil, como a Vila Madalena em São Paulo, e que agora chega a Cascavel.

Na inauguração da Galleria quem passou pelo local ainda recebeu um presente: uma foto à moda antiga, produzida em uma câmera instantânea, a “ancestral” do Instagram.

“Nem todo mundo pode ter uma obra de arte dentro de sua casa. E por outro lado, a cidade está cheia de espaços feios e pouco convidativos para a população. Essa é uma iniciativa que quer presentear a nossa cidade com mais beleza, arte e cultura. Acreditamos as construtoras precisam se preocupar com o impacto das suas obras na paisagem urbana, e porque não fazer isso antes mesmo de elas existirem?” comenta Laila Rotter Schmidt, uma das responsáveis pelo projeto.

A artista Lari Namaste relata que pintar os murais foi uma experiência única: “Sair do ambiente interno do Atelier e permanecer mais de 30 dias pintando exposta na rua me rendeu uma experiência muito positiva e esperançosa. À mercê do público, dos carros, dos curiosos, da vizinhança, percebi o quanto as pessoas ficam gratas quando uma gentileza acontece. Moradores animados, elogios em relação às artes e à iniciativa em si mostraram o quão importante é pensar no bem estar das pessoas. Vi uma cidade mais feliz, mais colorida, vi respeito e admiração pelo meu trabalho. Sou grata pela oportunidade e experiência de pintar os murais e trazer um pouco da minha arte para ser contemplada por todos.”

Não deixe de visitar a Galleria Giardino, que está a céu aberto e bem iluminada durante a noite, trazendo mais beleza aos cascavelenses!

#galleriagiardino #larinamaste #gentilezaurbana