Foi publicado na FORBES (sim, na Forbes!) pelo estudioso do assunto Will Burns (CEO e fundador da empresa Ideasicle) “TRÊS TRUQUES COBERTOS PELA CIÊNCIA PARA MELHORAR SUA CRIATIVIDADE”. Não poderia ser mais útil…!

O Burns estuda a criatividade humana – não é a toa que a sua empresa é de “geração de ideias” – e entregou para nós os estudos da ciência sobre o que efetivamente pode gerar sua criatividade! Eu, Lari Namaste, vim para mastigá-las para você:

1 – Criatividade isolada primeiro, depois, em grupo: cada membro deve separadamente e isoladamente pensar nas suas ideias e somente DEPOIS rolar um brainstorming. É mais produtivo e a geração de ideias costuma ter mais qualidade.

2 – Calor e Umidade são criptonita para a superpotência da criatividade: o que os pesquisadores das Universidades de Virginia e Houston descobriram (analisando tickets de loterias) é que quanto mais desafiadora a tarefa é mentalmente, menor a probabilidade de que sejam realizadas em dias quentes e úmidos. Tarefas criativas são mentalmente desafiadoras… e pedem um clima para isso. Amantes do inverno: aproveitem a estação para estímulos criativos… o corpo se sente mais confortável para tanto!

3 – Privação sensorial aumenta a criatividade: por incrível que pareça, apenas você, sem estímulos, sozinho e sem som, sem luz, sem cheiro e sem toque é um potencial criativo. Ideias vêm de dentro. Spas, yôga, meditação são atividades que relaxam a mente e abrem uma janela criativa.

Ou seja: comece o dia em um spa ou praticando yôga, almoce num ambiente climatizado e depois faça o seu brainstorming na empresa – depois do seu momento de geração de ideias isoladas, claro!

Burns termina o artigo afirmando que a criatividade não é fixa. É algo que podemos melhorar com o tempo.

Gostou?

Compartilhe, a criatividade importa.

Veja o link da matéria original, em que constam os links dos estudos completos:

https://www.forbes.com/sites/willburns/2018/08/28/three-scientifically-based-tricks-to-improve-your-creativity/#58d341b912ca